Thursday, January 19, 2017

Top 10 - Os 10 deputados federais mais gastões das Eleições de 2014 - 2º lugar



2. Marco Antonio Cabral (PMDB/RJ)
 
Filho do polêmico ex-governador do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho (atualmente preso pela Operação Lava-Jato), Marco Antonio foi eleito com 119.584 votos  1,57% dos votos válidos  abaixo do quociente eleitoral, alcançando a 9ª colocação. Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, estava até pouco tempo licenciado do cargo de deputado, ocupando a Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude, da qual foi exonerado a pedido próprio, segundo nota do Diário Oficial.
 
Com apenas 25 anos, Marco Antonio é um dos deputados mais jovens da Câmara e iniciou cedo sua carreira política, tendo sido eleito Presidente Estadual da Juventude do PMDB em 2009 e Presidente Nacional da Juventude do mesmo partido em 2013. Segundo a Folha de São Paulo, Marco Antonio também ocupou, entre 2011 e 2012, cargo comissionado na Secretaria Municipal da Casa Civil do Rio de Janeiro, onde tinha como função auxiliar na elaboração de projetos de parceria público-privada.
 
Suas despesas com campanha declaradas à Justiça, ligeiramente inferiores ao total arrecadado, equivalem a R$ 6.788.349,32, as maiores do Rio de Janeiro entre os deputados federais eleitos. As doações vieram de várias fontes, entre elas as mais notáveis: os bancos BTG Pactual, Santander e Bradesco, construtoras como Andrade Gutierrez e Emccamp Residencial, empresas do ramo de bebida como a CRBS S.A. (subsidiária da Ambev), Hospital das Clínicas de Niterói, dentre tantos outros nomes.
 
Seus maiores doadores, no entanto, foram a Construtora Queiroz Galvão, a Rio de Janeiro Refrescos (Coca-Cola), a Cervejaria Petrópolis S.A. e a Carioca Christiani Nielsen Engenharia S.A., cada qual com doações de R$ 500 mil.

No comments:

Post a Comment